01/07/2009

Festas Juninas


Há coisas que muitas vezes precisam ser vivenciadas para serem plenamente entendidas, e não me refiro a religião.. rsrsr.
No nordeste de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, mais especificamente, no Baixo Jequitinhonha, as festas juninas tem uma importância igual a que muitos tem pelo natal.
Difícil acreditar?, vejamos então:
Santo Antonio é o padroeiro da minha cidade, e São João o de cidades como Almenara, e muitas outras decretam feriado municipal.
Outro fato interessante é que muitas pessoas saem para trabalhar em cidades litorâneas, devido a junho ser baixa temporada, conseguem férias ou dias de folga.
Forró,o ritmo que predomina, ja é velho conhecido dos ouvidos.
Como as pessoas regressam para passeio, as cidades ficam mais cheias, mais movimentadas.
As pessoas por tradição, preparam se para receber, dificilmente uma casa não terá um café com biscoitos ou um aperitivo pra lhe oferecer. É época de pintar as casas e comprar roupa nova.
A ecologia fica um pouco de lado, pois muitos ainda fazem questão de ter sua fogueira na frente de casa.
E as crianças, essas aguardam ansiosas a data. É época de ensaiar quadrilha, comer muitos doces, soltar traques e bombinhas, ficam mais soltas e se vê os grupinhos fazendo bandeirolas e enfeites de São João.
O triste disso é só a depressão pós São João, pois as festas que começam a partir do dia 12, geralmente terminam lá para o dia 30, depois da festa de São Pedro.
É uma festa popular feita pelo povo e para o povo, se não lhe agrada, venha em outra data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário