16/07/2009

Sobre os posts Jequitinhonha

Ontem postei seis vídeos com o tema " o vale".
Eu não gostei muito da reportagem em si, mas pelo menos ela tentou mostrar os vários lados da mesma história.
A alguns dias me deparei com esse cartaz ao lado na net pedindo doações e fiquei muito triste, com vontade de sumir, pois nunca vi uma propaganda tão errada e não achei ainda uma resposta do por quê dela, ou qual instituição a promoveu.
Vale do Jequitinhonha é uma grande região do nordeste de Minas, tão grande que se divide em Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha, e só a cidade de Almenara tem muito mais de 26 mil habitantes.
E onde ja se viu um lugar que falta tudo?, será que caiu uma bomba atômica aqui e eu não fui avisado?
Creio que tirando o centro e o sul, Minas tem muitas regiões carentes.
Infra estrutura e saneamento ja se inplanta na maioria das comunidades, raros casos que não possuem. Quanto aos recurso pra alimentação: minha cidade e a região circunvizinha tem bom solo e muitas familias tem agricultura pelo menos de subsistencia, fora que, com os programas federais, com várias familias cadastradas. Há tambem muita gente interessada em promover o em comum,muitas associações comunitarias e programas regionais, como "Leite pela vida", além da Pastoral da criança, entre outras.
Como educador, me doeu a parte que se refere a educação, pois toda criança tem direito a educaçao de qualidade e a maioria dos programas federais pedem que o aluno esteja na escola. Somos qualificados, atualizados e trabalhamos de acordo as exigencias vigentes, numa visão inclusiva e progressiva.
O que percebi é que ainda querem vender a imagem de vale da pobreza. O pior que geralmente o pobre é simples e facilmente manipulado.
Se esquecem que temos uma cultura, um jeito de viver próprio, uma identidade.
Uma das poucas coisas que faltavam ja é realidade: o asfalto, ao final do ano de 2009 a maioria das obras do "Proacesso" seram entregues.
O Vale do Jequitinhonha ja deixou a história de miséria a muito tempo, somos uma nova geração e vivemos um novo tempo, e ja começamos a trilhar um novo futuro.

3 comentários:

  1. Estou aqui para fazer-lhe uma proposta, que eu considero interessante.Também sou TOP 100 e estou concorrendo na categoria "VARIEDADES" e estou na campanha "UM VOTO POR UM VOTO".O legal disso tudo é essa interação,eu conheço seu blog e vc, o meu.Já votei no seu e sei que também que receberei seu voto.
    Estou te seguindo e se quiseres me seguir, ficarei honrada.Dia 19/07 o blog AMIGA DA MODA estará estará comemorando sua 100º postagem.Venha apanhar um brinde, com assinatura de um design.Sua presença é muito importante para nós.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. SEU BLOG ESTÁ CADA VEZ MAIS LINDO!!!
    TAMBÉM COMPREENDI A CAMPANHA QUE VC RELATOU ACIMA,....ESTAREI ACOMPANHANDO OS PRÓXIMOS CAPITULOS!!KKKKK
    BJS!

    ResponderExcluir
  3. Voce foi e esta sendo perfeito em suas observações sobre a nossa região, que ja deviam saber que nosso região não é mais aquela que se a decadas atras, hoje vivemos a modernização e evolução daquela que um dia foi o vale esquecida! SEU BLOG ESTA MARAVILHOSO, parabéns!

    ResponderExcluir