13/08/2009

Palíndromos

Um palíndromo é uma palavra, frase ou qualquer outra sequência de unidades que tenha a propriedade de poder ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita. Num palíndromo, normalmente são desconsiderados os sinais ortográficos, assim como o espaços entre palavras.

A palavra "palíndromo" vem das palavras gregas palin ("para trás") e dromos ("corrida, pista").

Frases:

Me vê se a panela da moça é de aço, Madalena Paes, e vem;

Luza Rocelina, a namorada do Manuel, leu na Moda da Romana: anil é cor azul;

Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos;

Oto Come Mocotó ou Oto come doce seco de mocotó;

Lá vou eu em meu eu oval;

Acorde Pedroca;

Poema:

Rã, poesia, ais e o par

Lá, neve. Lá... neve; é venal... é venal!
Lá, moa osso ao mal...
A chama ama chá...

Só corpos, socos...
Socor..! Posso?
Osso pro cós, só pro cós!

O acho ao chão
E, lave... a vala, lava e... vale?
Armas são sãs? O assam: rã?
E topo rapar a rã para rapar o pote
Armas são sãs? O assam: rã?
E, lave a vala; lã vã e... vale!
O acho ao chão

Só corpos? Socos?...
Só cor... Posso.
Osso pro cós, só pro cós!

A chama ama chá?
Lá... Moa-os! – soa o mal...
Lã, neve, lã, neve: é venal, é venal...

[Pedro Paulo Garcia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário