10/06/2010

Artesãs do Alto Jequitinhonha (MG), expoem Cerâmicas no Rio de Janeiro

A exposição Nos Campos do Vale: Cerâmica no Alto Jequitinhonha será aberta nessa quinta-feira, dia 10 de junho, na Sala do Artista Popular do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (Rua do Catete, 179), no Rio de Janeiro. As peças são produzidas por artesãs das comunidades de Campo Alegre, Campo Buriti e Coqueiro Campo, situadas nos municípios de Minas Novas e Turmalina, integrantes da região do Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.
Antiga tradição das mulheres da região, é passada de geração em geração, evocando relações simbólicas que sustentam a história e a tradição locais, além de servir de importante alternativa de renda a uma população que costuma migrar, sazonalmente, em busca de trabalho.
As poucas oportunidades de trabalho remunerado, aliadas a problemas como a seca, desgaste do solo e contaminação das águas pela mineração, provocam um êxodo rural sazonal durante o período de seis a nove meses em que os homens migram para o interior de São Paulo e Bahia para trabalhar no corte de cana ou na construção civil.
As mulheres permanecem na terra, cuidando da casa, dos filhos, das criações e da roça. Entre os afazeres, produzem belíssimas peças de cerâmica. Nota-se a importância dessa atividade pelo precioso complemento de renda que representa para as famílias da região. Todavia, é mais do que uma alternativa de subsistência. Da retirada da matéria-prima até sua transformação em objeto, as artesãs lançam mão de um saber transmitido oralmente por suas avós, mães, tias e sogras.
A exposição conta com o apoio da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura (Iphan/MinC), de Minas Gerais, da Secretaria de Cultura, Turismo e Comunicação do município de Minas Novas (MG) e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Ficará aberta ao público de terça a sexta-feira, das 11 às 18h, e nos sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h.
Leia mais.
Informações: (21) 2285-0441, ramais 204, 205 e 206
Setor de Difusão Cultural do CNFCP/Iphan/MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário