25/06/2010

Clipping - Agência Minas - Palmópolis

Com um prazo de 10 anos para se adequar a nova lei do governo federal (nº 12.244 de 25/05/2010), que determina que todas as escolas do país, públicas e privadas, possuam uma biblioteca, Minas Gerais precisará de muito menos tempo para atingir a meta, mesmo tendo o maior número de municípios do Brasil. O incentivo à leitura pode ser percebido pelo número de escolas com bibliotecas ou espaços reservados ao estímulo e aprendizado dos estudantes. Das 3.801 escolas da rede estadual, 3.338 possuem uma biblioteca, com acervos de livros que atendem a alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio. Outras 64 escolas, por possuírem uma área física menor, apresentam salas de leitura. De acordo com a nova lei federal nº 12.224, de 24 de maio de 2010, cada biblioteca deve ter, no mínimo, um título para cada aluno matriculado. Garantir que estudantes de escolas da rede estadual de ensino tenham acesso à leitura sempre foi uma preocupação da Secretaria de Estado de Educação (SEE). De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos, as escolas que estão em fase de construção, ou reforma, já vão ganhar o espaço para a biblioteca. “O espaço para a leitura continua a ser utilizado nas escolas que possuem pouca área física. Essas orientações também são válidas para as escolas rurais”, garantiu. Segundo a subsecretária, a expectativa é que em até cinco anos todo o Estado vai estar de acordo com o que estabelece a lei federal. ”Minas tem a educação como foco, portanto acredito que essa adequação não vai demorar muito”, avaliou.
Os alunos da Escola Estadual Governador Clóvis Salgado, em Palmópolis, no Vale do Jequitinhonha, estão cheios de expectativas com a biblioteca nova que vai ser entregue em noventa dias. No prédio provisório, em que a escola funciona atualmente, a biblioteca divide espaço com o laboratório de informática. Na nova área, que chega a ser três vezes maior, os cerca de mil estudantes vão poder explorar mais as possibilidades que uma biblioteca pode proporcionar. “Os alunos vão ter espaço para se sentarem, ler, pesquisar, além de uma área reservada para a divulgação de livros. Quem vai ganhar com tudo são eles”, ressaltou a vice-diretora, Auriléia Soares do Vale.
Talita Santos de Almeida é uma das alunas que aguardam pelo novo espaço. “A biblioteca nova vai ser mais visitada. Os alunos vão ter mais interesse e isso facilita o aprendizado. Além de ler, vamos realizar pesquisas para os trabalhos da escola”, lembrou a aluna do 7º ano do ensino fundamental.

Fonte: www.agenciaminas.mg.gov.br
Reportagem completa, clique AQUI

2 comentários:

  1. Logo agora que eu formei vai adequar a biblioteca...Mas mesmo assim vai ser uma boa oportunidade para os meus irmãos ter algum incentivo de ler livros uma opção que eu nunca tive mais por conta de oportunidade...hehe

    ResponderExcluir
  2. Logo agora que eu formei vai adequar a biblioteca...Mas mesmo assim vai ser uma boa oportunidade para os meus irmãos ter algum incentivo de ler livros uma opção que eu nunca tive mais por conta de oportunidade...hehe

    ResponderExcluir