27/06/2011

A arte de Jamie Beck

A fotógrafa novaiorquina Jamie Beck mudou totalmente o conceito de GIFs animados ao criar uma respeitada forma de arte, apresentando fotos extremamente impressionantes. Batizadas como “cinemagraphs”, ela busca não esgotar as possibilidades de uma imagem. Esta realmente parece ser a chave para criar uma arte respeitável. Ao olhar as fotos, veja sem pressa cada imagem e curta a sutileza dos efeitos.




































21/06/2011

SIGNS

Takashi Murakami


Takashi Murakami
As pinturas, esculturas e balões de Takashi Murakami são coloridas e atraentes e acessíveis na sua referência a personagens de desenhos animados adoráveis ​​Murakami usa o seu profundo conhecimento da arte ocidental a integrar o seu trabalho em sua estrutura;. Trabalham de dentro para retratar "japonês ness ", como uma ferramenta para trazer a revolução no mundo da arte.



Como artista, Murakami perguntas não as linhas traçadas entre o Oriente eo Ocidente, o passado eo presente de arte, de alta e cultura popular. Parando com a produção de obras de arte, Murakami chocou o mundo com sua colaboração empresarial com Louis Vuitton, quando desafiou a divisão entre arte e comércio.



Como curador, Murakami desafios nossas noções de história e cultura. Com sua exposição Superflat três partes que excursionou em grandes museus na América e na Europa, ele tentou introduzir artistas japoneses, animadores, cartunistas, etc Para uma platéia internacional, sob a Essa premissa não são tais categorias de Criatividade no sistema japonês como rígida, e tudo pode ser pensado como "Art". Instalação Final Sua Little Boy sugeriu uma nova interpretação da história através de uma exposição política do A-Bomb e do pós-guerra cultura popular japonesa.
Read more at english.kaikaikiki.co.jp

20/06/2011

19/06/2011

EDUCAR - Rubem Alves

A arte de Umberto Boccioni




Soirée Futurista, Milão 1911
O pintor e escultor Umberto Boccioni foi o mais importante teórico do Futurismo. 
Formou-se em Roma, com Gino Severini, no ateliê de Giacomo Balla, nos primeiros anos do século XX. Aprendendo a pintura neo-impressionista, tornou-se um mestre menor do divisionismo italiano. Fixou-se em Milão, onde conheceu Marinetti, em 1908, e, em 1909, aderiu ao Futurismo, com Balla, Carlo Carrà e Luigi Russolo, assinando com eles o Manifesto dos pintores futuristas, em 1910; no mesmo ano, redigiria o Manifesto técnico da pintura futurista. Convocado para lutar na Primeira Grande Guerra, serviu na artilharia, em Sorte, próximo a Verona, onde morreu após uma queda de cavalo durante exercícios militares.
Sua produção artística e intelectual fluiu até 1916, ano em que publicou em Nápoles O Manifesto dos Pintores Meridionais. Expôs em Paris, Londres, Roma e nos Estados Unidos (São Francisco).

A sensação dinâmica é o principal valor de sua
arte - a ação que se traduz na pintura pela prática das técnicas neo impressionistas, associadas aos princípios do Cubismo, particularmente
depois de seu contato em Paris com Pablo Picasso e os outros cubistas em 1912. Sua pintura abordou temas político-anarquistas, cenas de grande movimentação de figuras em tensão dinâmica e mesmo composições quase abstratas, articuladas pelas linhas-força. Foi inovador na escultura, rompendo com a tradição de Rodin e procurando solucionar todos os aspectos da forma dinâmica na linguagem tridimensional. Suas esculturas ultrapassaram a questão
do movimento absoluto para um movimento relativo, estabelecendo uma tensão
e fusão da forma e do espaço, que se interpenetram. Realizou, ainda, experiências com materiais não tradicionais da escultura, justapondo e articulando vidro, madeira e couro, em trabalhos que chamou de polimaterici (polimatéricos).



DESENVOLVIMENTO DE UMA GARRAFA NO ESPAÇO, 1912

Considerada, com Formas Únicas da Continuidade no Espaço, como a melhor resolução de suas teorias, a pequena peça estrutura-se em torno da forma de um cilindro. O artista aplicou o princípio da decomposição, mas não direcionada por um processo analítico desaglutinador; ao contrário, articula os fragmentos
da forma da garrafa, segundo as linhas-força que inventara, fundindo-os numa síntese. Recusa estabelecer relações ortogonais, principalmente no tocante ao uso de linhas horizontais; assim, através desse propósito imprime um movimento espiralado, ascensional energético, que disciplina a abertura da matéria, nela introduzindo o espaço, estabelecendo em relação diagonal, uma integração ou síntese de tempo, espaço e forma.



FORMAS ÚNICAS DA CONTINUIDADE NO ESPAÇO, 1913
O movimento dinâmico de um corpo humano no espaço é estudado por Boccioni de forma intensiva. Fez quatro figuras em gesso, das quais apenas uma se conserva na coleção do MAC-USP. Trata-se da operação mais radical dos princípios do artista, envolvendo todos os aspectos da forma dinâmica: ação que trabalha a matéria, marcando o impacto como espaço, e em rebordos da matéria, sinuosos, côncavos e convexos, alterando as massas frontalizadas da cabeça - uma interpenetração mútua da matéria e do espaço que faz a massa escultórica fremir nas superfícies. Impregnada de movimento, tanto relativo como absoluto, a figura avança determinada no espaço do espectador. O artista conseguiu materializar o movimento aglutinado à forma que, sendo no espaço, é também um devir a ser continuum.
Read more at www.mac.usp.br

18/06/2011

Vaca profana


Sou tímido e espalhafatoso

Torre traçada por Gaudi

São Paulo é como o mundo todo

No mundo, um grande amor perdi

Caretas de Paris e New York

Sem mágoas, estamos aí

Caretas de Paris e New York

Sem mágoas estamos a...

Ê, ê, ê, ê, ê,

Dona das divinas tetas

Quero teu leite todo em minha alma

Nada de leite mau para os caretas

17/06/2011

Lee Ufan


Para Lee, a contenção na criação de arte, até mesmo deixar o que foi criado desaparecer-desloca o status de suas obras a partir dos objetos materiais para fugazes experiências vividas, e sua não produção emerge como uma crítica sutil sobre a prevalência da sociedade ocidental do excedente e superprodução. relatum , o título de todas as esculturas de Lee, é um termo filosófico que denotam coisas ou eventos entre os quais existe uma relação.Esta abordagem radical para a obra de arte, não como um objeto, mas como uma rede de relacionamentos, mudanças experiência artística a um ato de encontro, uma ocasião que se desenrola em torno do espectador em um determinado tempo e espaço.Desde seu período Mono-ha no início, Lee restringiu a sua escolha de materiais para chapas de aço e pedras, com foco em sua justaposição precisa conceitual e espacial.A placa de aço rígido, pesado, sólido é usado para construir coisas no mundo moderno, a pedra, em seu natural, como é do Estado ", pertence a um mundo desconhecido", como o artista coloca, além do self e modernidade fora, evocando o Outro, ou "externalidade".
Relatum-diálogo
See more at www.guggenheim.org

Tudo o Que me Resta


Tudo o Que me Resta dizer e de hum Corpo Que chora à Margem de
[Um rio
Esperando uma Sede.

porqué A Palavra me pega de Dois jeitos:
de hum Jeito Que nao Basta Sabe-la;
de hum Jeito Que me vir.

Tudo o Que me Resta dizer e de hum Corpo Que chora à Margem
Esperando uma Sede
Ouve enquanto uma Palavra: Água


(Mariana botelho, Padre Paraíso, Vale do Jequitinhonha)

Sartre tem razão...

"O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós." ;

"És livre, escolhe, ou seja: inventa." ;

"Um amor, uma carreira, uma revolução: outras tantas coisas que se começam sem saber como acabarão."

JEAN-PAUL SARTRE
gabiguedesbbz.blogspot.com

16/06/2011

Arte


A área da Arte Visual e Design é extremamente ampla. Abrange qualquer forma de representação visual, ou seja, cor e forma. Outras formas visuais dramáticas costumam ser incluídas em outras categorias, como teatro, música ou ópera, apesar de não existir fronteira rígida. É o caso da arte corporal e da arte interativa ou mesmo do Cinema e do Vídeo-arte, inter alia.

As artes que normalmente lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação costumam ser chamadas de artes visuais. Consideram-se artes visuais as seguintes: pintura, desenho, gravura,fotografia e cinema. Além dessas, são consideradas ainda como artes visuais: a escultura, a instalação, a arquitetura, a novela, o web design, a moda, a decoração e o paisagismo.

No Brasil, existe o curso de nível superior em Artes Visuais, o qual oferece ao estudante a possibilidade de se aprofundar em várias áreas de estudo estético e experimentar as variadas formas de expressão visual, sobretudo desenho e vídeo, bem como a formação histórica.
Read more at pt.wikipedia.org

As coisas são esquecidas, mas não perdidas

Vocês já pararam para pensar na própria vida? Em como ela é hoje e em como talvez ela fosse completamente diferente se certas coisas na sua vida não tivessem acontecido? Se numa determinada época de sua vida, aquele determinado fato tivesse acontecido de outra maneira, como isso afetaria hoje a sua vida?