Surgiu nos Estados Unidos, em 1908.
Os primeiros fabricantes de calçados pensavam em oferecer aos seus clientes apenas uma proteção para os pés. Afinal, essa é a função primordial desse produto. No entanto, as mudanças culturais e o desenvolvimento dos métodos de produção tornaram os calçados objetos muito mais complexos.
Isso aconteceu entre os esportistas no momento em que eles perceberam que era possível ter um melhor desempenho usando determinado calçado. O empresário Marcus Converse notou que a fabricação de produtos específicos como esse seria uma ótima fonte de dinheiro. Já há dez anos fabricando calçados, ele percebeu que o basquete estava se tornando muito popular nos Estados Unidos. Resolveu então criar um tênis especial para o esporte. Sua idéia de marketing era convencer o consumidor de que aquele produto era feito especialmente para jogadores de basquete, uma boa tática de segmentação de mercado.
As vendas iniciais foram boas, mas a coisa veio a melhorar mesmo quando um jovem chamado Chuck Taylor bateu na porta da fábrica. Jogador de basquete, Taylor tinha comprado os primeiros pares dos tênis produzidos pela companhia de Converse. Tendo testado o calçado, ele ofereceu diversas dicas para melhorá-lo. Não era um grande jogador, como muitos pensam, mas era um grande designer.
Nascia assim o Converse All Star Basketball Boots - Signed by designer Chuck Taylor, algo como “tênis da Converse das Estrelas de Basquete – Assinado pelo designer Chuck Taylor”.
O modelo era bem singular, tinha um visual muito característico. Nos Estados Unidos ganhou grande popularidade, sendo conhecido pelo apelido de Chuck. A fama do produto de Converse passou as fronteiras dos EUA e foi parar em terras distantes, no outro lado do mundo…
Fonte: http://www.sedentario.org
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